terça-feira, 27 de setembro de 2011

Índia da Etnia Munduruku ameaça diretor da empresa Celestial Green Ventures em Jacareacanga- PA...

A Reunião para discutir sobre a instalação da empresa Celestial Green Ventures no município de Jacareacanga aconteceu na Segunda Feira 12-09 nas dependências da Câmara municipal, tudo transcorria normalmente, foi hora que uma índia da Etnia Munduruku usou da palavra e de posse de uma Borduna (Facão feito de madeira) ameaçou cortar o pescoço do representante da empresa.


Na manha de segunda-feira (12/09) nas dependências da Câmara Municipal de Jacareacanga, índios da etnia Munduruku realizaram uma reunião com todos os caciques e lideranças indígenas, a finalidade eram ouvir as explicações dos responsáveis pela empresa Celestial Green Ventures. A Celestial Green que estava representada pelo seu diretor- presidente, o português João Borges Andrade, que falou da intenção da empresa em relação à preservação e manutenção do povo Munduruku na floresta.

Em resposta as lideranças Mundurukus foram muito rígidas com os diretores da Celestial Green, o diretor responsável da empresa chegou a ser ameaçado com uma borduna, por uma índia Munduruku. Outras lideranças indígenas foram enfáticas em dizer que estavam cansados de promessas e que suas terras estavam sendo explorada (retirada de madeiras e garimpagem) discriminadamente, pelos brancos.

Pela parte da tarde depois de muita conversar e explicações por partes dos diretores da Celestial Green, os índios Mundurukus foram para votação e a maioria decidiu aceitar a proposta da empresa. O contrato foi assinado imediatamente, sendo que pela Associação PUSSURU, Martinho Borun Munduruku e pela empresa o diretor-presidente João Borges Andrade.

Pela proposta a Celestial Green irá pagar U$ 3. 000.00 (três milhões de dólares) por ano e dará apoio nas áreas de Saúde e Educação. O contrato entre Celestial Green e Associação PUSSURU, terá a duração de 30 anos. A Celestial Green Ventures tem sede na cidade de Dublin na Irlanda e já trabalha com mais de cinco etnias na Amazônia.

Texto e Video: Anderson Pantoja (Portal-Buré)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!